quarta-feira, 10 de setembro de 2008


Profundidade de Campo
Os controles de focalização, de qualquer tipo, em geral são fáceis de operar. Mas, para aproveitá-los ao máximo, é importante saber que, quando você focaliza um motivo, a profundidade de campo - zona de foco aceitável na frente e atrás do assunto - varia enormemente, conforme o tamanho da abertura, a distância do assunto à câmera e a distância focal da objetiva. Adquirindo prática em controlar a profundidade de campo, você pode aumentar o impacto de qualquer fotografia.
A abertura do diafragma é o fator mais importante na determinação da profundidade de campo. Quanto menor a abertura, maior a profundidade de campo e vice-versa.
Um exemplo: com f/16 numa objetiva normal, focalizando um assunto a 5 metros de distância, tudo ficará focado desde 2,5 metros à frente da câmera até o infinito. Com f/5.6 a zona nítida irá de desde cerca de 1 metro à frente do assunto até mais ou menos 2 metros atrás. Com f/2, apenas o assunto ficará nítido.
A distância focal da objetiva também influi na profundade de campo. Com a mesma abertura do diafragma, a profundidade de campo será tanto maior quanto menor for a distância focal de sua objetiva. Portanto, uma objetiva grande angular dá mais profundidade de campo com, digamos diafragma 11 do que uma objetiva normal com este mesmo diafragma.

Nenhum comentário: