quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Diafragma e velocidade do obturador


Abertura do diafragma
Recapitulando: Para usar corretamente o diafragma, oriente-se pelos números "f": f/22, f/16, f/8, f/5.6, f/4, f/2.8, f/2 e f 1.4. O número f/22 representa a menor abertura e f/1.4, a maior abertura.
Os números "f" controlam a quantidade de luz que deve penetrar na câmara e são calculados de tal maneira que, ao mudar de um número "f" maior para o imediatamente inferior, você dobra a entrada de luz que passava pela abertura anterior.
Assim, pela abertura f/16 entra o dobro de luz que entraria por f/22; por f/5.6 penetra o dobro de luz que penetraria por f/8, e assim por sucessivamente. Da mesma forma, quando você muda a abertura de um número "f" menor para outro imediatamente superior, reduz pela metade a entrada de luz. Por exemplo: pela abertura f/2.0 entra a metade da luz que entraria por f/1.4; pela abertura f/11 entra a metade de luz que entraria por f/8.
Velocidade do obturador - Como já vimos, o obturador controla o tempo pelo qual a luz deve entrar na câmara para sensibilizar o filme. Essas velocidades são indicadas pelos números: 1, 2, 4, 8, 15, 30, 60, 125, 250, 500, 1000, ou mais, e pelas letras B e T. Quando você regula a velocidade no número 1, permite a entrada de luz durante um segundo. Os demais números representam frações de segundo e são calculados de maneira a reduzir o tempo de entrada de luz pela metade, toda vez que você mudar de um número para outro imediatamente superior.
É a combinação abertura do diafragma/velocidade do obturador que torna possível obter fotos nas mais diversas condições de iluminação.
Por exemplo, se você regular a velocidade em 1, a luz entrará por um segundo; quando mudar para 2, reduz o tempo para meio segundo. Assim, se você regular a velocidade para 60 (1/60 de segundo), a luz entrará pela metade do tempo que entraria em 30 (1/30 de segundo) e assim sucessivamente.
Dessa maneira, os números 125, 250, 500, 1000, ou mais, representam as maiores velocidades, que devem ser usadas para assunto em movimento, ou seja, para paralisar o movimento do assunto.
Para usar baixas velocidades (30, 15 ou menos), deve-se colocar a câmara em um tripé ou em outro suporte firme para evitar que as fotos saiam tremidas ou borradas. As letras B e T são utilizadas para tempos de exposição maiores que um segundo. Assim, use a B mantendo o obturador pressionado durante o tempo que necessitar para a exposição; a letra T exige que se pressione o obturador para abrir e depois para fechar. No caso das letras B e T, a câmara também deve estar no tripé ou firmemente apoiada.

Nenhum comentário: